27 de fev de 2009

The Butterfly Effect - Final Conversation Of Kings (2008)


















The Butterfly Effect é uma banda australiana de rock alternativo, vinda de Brisbane, formada em 1999.
Integrantes:
Clint Boge - vocal Glenn Esmond - baixo Kurt Goedhart - guitarra Ben Hall - bateria Discografia:
Álbuns e EPs:
*The Butterfly Effect EP (2001)
*Begins Here (2003)
*Imago (2006)
*Final Conversation of Kings (2008)
{LastFM}

The Butterfly Effect foi uma das maiores surpresas de 2008 para mim. Eu conheci a banda através do seu trabalho mais recente "Final Conversation of Kings". Um album absurdamente bem feito em todos os sentidos.
O som banda tem sofrido constantes mudanças de um disco pro outro, o que se ouve nesse último trabalho é um som incrivelmente trabalhado e progressivo.
Após ouvir esse disco eu corri atrás dos discos anteriores e gostei do trabalho, destacando o disco 'Imago' de 2006. Mas percebe-se um passo largo e absurdo que banda deu de um disco para o outro.
Todas as faixas possuem um clima épico, lúgebre e melódico. Guitarras limpas e brilhantes que vão crescendo nas musicas e ganhando força nos refrões. A produção feita no som das guitarras está muito bonita, deixando tudo bastante prazeiroso de se ouvir. Ótimos riffs e arranjos incriveis em todas as faixas do disco. Além disso há também inumeros elementos novos que aparecem nesse trabalho como o uso de saxofone em algumas musicas.
Grande destaque do disco, e também da banda, fica para o vocalista Clint Boge. O cara possui um ótimo timbre de voz e nesse disco chegou num nivel acima da média vista nos discos anteriores.
Nos primeiros trabalhos a banda possuia um som beirando ao Alternative/Metal, ou New metal para muitos. A banda conseguiu dar um passo além e incorporar novas sonoridades no som sem deixar de ser completamente o que eles eram antes disso.
É possivel notar essa 'evolução' logo na primeira faixa 'Worlds On Fire'. Bastante progressiva e com um baixo a la Muse. O single 'In These Hands' conta com ótimos riffs logo na introdução e uma prévia do que se pode ver no disco.

Final Conversation of The Kings é um disco que certamente ficará marcado na carreira da banda, contando com musicas fortes, uma ótima produção e um clima épico, quase que espiritual, nas faixas.

Myspace

Nota: 9.5/10

Tracklist:
01. Worlds On Fire
02. Room Without A View
03. Final Conversation

04. The Way

05. Window And The Watcher

06. ...And The Promise Of The Truth

07. In These Hands

08. 7 Days

09. Rain

10. Sum Of 1






Nenhum comentário: