26 de mar. de 2009

Fightstar - Grand Unification (2005)


















"Banda inglesa formada em 2003.

A primeira actuação da banda foi numa estação de rádio em Northampton, Inglaterra. Nesta época, o guitarrista Charlie Simpson fazia parte da banda chamada Busted, de onde saiu em 14 de janeiro de 2005.

Membros: Charlie Simpson (vocalista/guitarrista): Conhecido também por Simo ou Chaz, já foi membro de uma banda de renome no Reino Unido, chamada Busted. Deixou a banda em 2005 para aprofundar o seu novo projeto, o Fightstar." {LastFM}



O Fightstar se tornou o meu mais 'novo' vício. Eu já conhecia a banda a um bom tempo mas só agora vejo como todos os discos do Fightstar, principalmente este do post, são tão maravilhosos.

'Grand Unification' é o primeiro Full lenght da banda, antes deste disco eles ainda lançaram um EP muito bom intitulado 'They liked you better when you were dead', que já mostrava muito bem como o som da banda seria no futuro disco de estréia.

Eu demorei um tempo para descobrir que o Fightstar é uma banda nova formada pelo vocal Charlie Simpsom, que antes do Fightstar já tocava numa outra banda inglesa bastante famosa chamada Busted. O som do Busted era parecido com o de muitas bandas pop-punk como Simple Plan e Blink-182. Em 2005 Charlie resolve sair da Busted, que logo em seguida encerrou suas atividades, para se dedicar ao maximo a sua nova banda e o futuro album de estréia que seria este do meu post de hoje.


'Grand Unification' mostra perfeitamente a proposta da banda que é mesclar melodias suaves, calmas e bonitas com Riffs pesados e agressivos. Tudo na medida certa, o que deixam as musicas variadas, interessantes e imprevisiveis as vezes.

Charlie faz muito bem o papel de vocalista e guitarrista com um timbre mais grave e rouco, o que faz com que algumas musicas da banda lembrem bastante o que o Silverchair fazia na era do 'FreakShow' ou 'Neonball Room'. Como segundo vocalista temos Alex Westaway que possui um timbre de voz mais suave e melodico que muitas vezes se assemelha com o timbre do Tom Yorke do Radiohead. A banda ainda conta com Omar Abidi (baterista) e Dan Haigh (baixista).


O disco começa de uma forma bem suave com a bela intro 'To Sleep' e termina com a esperançosa 'Wake up'. É complicado pular alguma faixa deste disco pois todas são possíveis Hits, começando pela 'Grand Unification part.I'. Com ótimos Riffs, uma melodia bonita e um ótimo refrão. 'Sleep Well Tonight' é minha favorita do disco pois é o exemplo mais perfeito de que se pode sim compor uma musica que soe pesada e linda ao mesmo tempo. 'Paint your target' é um dos singles, junto com a 'Grand Unification part.I', é quase certo que irá grudar na sua cabeça por dias. 'Build an Army' é uma das mais agressivas, com vocais rasgados e melodias suaves em algumas partes. 'Mono' e 'Grand Unification part.II' são as mais épicas do disco, começam devagar e vão crescendo conforme a música vai se aproximando do fim.


Além de ser um disco bem produzido e com ótimas musicas, 'Grand Unification' é um disco conceitual baseado em um anime japonês bem conhecido chamado Neon Genesis Evangelion. Para quem conhece este anime basta ler o título do disco para perceber a relação entre uma coisa e outra.


Após esse disco incrivel a banda lançou em 2007 um novo trabalho de inéditas intitulado 'One Day Soon, This Will All Be Yours'. Que manteve a energia do primeiro album mas com uma produção melhor.

No ano seguinte foi lançado o disco 'Alternate Endings' que é apenas uma compilação de B-sides, versões acusticas e alguns covers. Dentre os destaques ficam algumas músicas dedicadas ao Evangelion que não entraram no 'Grand Unification'. Músicas como 'Shinji Ikari' , 'Dark Star' , 'Fight For Us' e 'Nerv/Seele' já fazem o disco valer a pena.

Na metade de Abril deste ano a banda irá lançar o terceiro disco de inéditas que será chamado de 'Be Human'. 2 singles já foram lançados e pelo visto promete ser mais um trabalho lindo, épico e pesado do Fightstar.


Myspace

Nota: 9.5/10

Tracklist:
01. To Sleep
02. Grand Unification Part.I
03. Waste a Moment
04. Sleep Well Tonight
05. Paint Your Target
06. Build an Army
07. Here Again (Last Conversation)
08. Lost Like Tears in Rain
09. Open Your Eyes
10. Mono
11. Hazy Eyes
12. Grand Unification Part.II
13. Wake Up



Um comentário:

Fernando Miranda disse...

Parabéns pela ótima resenha, o Fightstar ultimamente tem sido minha banda preferida. O blog é sensacional, mas vale a pena mexer no visual, ser mais personal, pra galer fixar e visitar sempre! O conteúdo, já está de ótima qualidade.

Abraço, sucesso.