23 de jun. de 2010

Resenha - Beeshop - The Rise and Fall of Beeshop







Artista: Beeshop (Lucas Silveira)
Disco: The Rise and Fall of Beeshop (2010)
Myspace





Beeshop é o projeto pop solo cantado em inglês de Lucas Silveira, que também é vocalista e guitarrista da banda Fresno.



Não, você não errou o blog. Sei que muita gente não gosta desse cara, menos ainda de suas musicas. Mas mesmo assim me vi obrigado a falar deste disco.
Sou um grande fã da banda fresno desde 2005, sei que para muitos a banda nunca mostrou nada de surpreendente e eu concordo com isso. Mesmo com um ótimo disco ainda independente, "Ciano", que foi cautelosamente bem composto, arranjado e gravado, a banda acabou caindo nas graças do mundo pop com o seu lançamento seguinte, vencedor de inumeros prêmios e disco de ouro, "Redenção". Estes dois trabalhos são direcionados a um grupo mais jovem de ouvintes e isso não é segredo pra ninguém. Mas por entre as linhas, nos mínimos detalhes, percebe-se algo diferente das demais bandas jovens que pipocam no mainstream nacional.
Letras honestas, coesas, com ar de quem conta um fato ocorrido de verdade junto de arranjos bem estudados, timbres bem arquitetados e inúmeras influências estrangeiras que pouca gente acompanha. No final é só mais uma banda do mainstream nacional que foi impulsionada por Rick Bonadio, mas arrisco dizer que num futuro distante eles serão um dos poucos sobreviventes dessa onda jovem. Com certeza é uma banda que sabe se inovar e crescer, sempre absorvendo mais influencia e estilos. Boa parte disse se deve ao cantor e compositor da banda Lucas Silveira.

Após se consagrar com sua banda, onde sempre compôs letra e música de quase toda as musicas, Lucas Silveira ganha a oportunidade de jogar no mercado suas canções em inglês de seu projeto paralelo, o Beeshop. Falar de Beeshop é complicado, começou como uma válvula de escape para o compositor, que sempre acabava compondo mais do que precisava. Muitas musicas desse disco já apareceram em versões caseiras que o proprio músico gravava em sua casa, e logo depois dispobilizava em seu myspace. Isso acontecia anos antes dele ser reconhecido nacionalmente.
Anos depois, e muitas musicas depois, após o grande sucesso mainstream da Fresno, Lucas recebe a oportunidade de gravar um disco oficial deste seu projeto solo. Ele teve liberdade total na produção do disco e talvez esse tenha sido o fator principal de ter dado tão certo.
The Rise and of Fall of Beeshop, é um apanhado de músicas antigas e conhecidas do projeto junto de algumas novas que foram compostas pro cd. Tudo o que era antigo ganhou uma cara nova, e o que ainda era novidade pareceu mais novo ainda.
Quase todos os instrumentos foram gravados peor Lucas, que soube definir a sonoridade exata para cada música. Falando das músicas, é muito complicado rotular o projeto em apenas um genero. A alma é indie/pop, mas não fica apenas nisso. Podemos por exemplo falar da faixa nova, e que serviu de introdução do disco, "How are you now?", que é uma linda canção pop/acústica com batidas eletronicas e sintetizadores que chegam perto de um Owl City por exemplo. Logo em seguida, na quarta faixa "Lovers Are In Trouble", o projeto toma um ar de Big Band no bom estilo Sinatra. Chega a ser assustador que tudo isso foi pensado por apenas uma pessoa.
Além disso temos o ótimo primeiro single, "Come and Go", que era totalmente acústico na sua versão caseira, mas que agora se tornou um hit arrasa quarteirão ala Keane\Copeland.
É um disco rico de influências, texturas, melodias e harmonias. No geral pode ser um disco pop, ou apenas um "disco solo do cara da Fresno" para os mais preconceituosos. Mas pop nesse nivel, com essa classe e maestria, nenhuma outra banda ou músico "teen" do mainstream atual jamais conseguiu fazer.

Lucas Silveira certamente vai se tornar um dos grandes nomes da nossa música atual, disso eu tenho certeza. E este disco foi o seu primeiro grande passo para que isso aconteça.


Destaques: #1 - How Are you now. #2 - Come and Go. #4 - Lovers are in trouble. #8 - Rockstars And Cigarettes. #13 - I was born in the 80's.


Tracklisting:
  1. How Are You Now?
  2. Come And GO
  3. Cookies
  4. Lovers Are in Trouble
  5. I´m Sorry
  6. Go On
  7. Victoria Indie Queen
  8. Rockstar And Cigarettes
  9. Driving All Night Long
  10. Mr. Confusion
  11. The Napkin Song
  12. All I Need
  13. I Was Born in the 80´s


Nenhum comentário: